quarta-feira, 6 de junho de 2012

Seminário SEPLAN: Parauapebas + 20

Seminário Parauapebas+20 agrega conteúdo para o planejamento de longo prazo da cidade
aline alves - movimento social levante popular pela juventude.jpg

"A semente foi plantada, creio que esse trabalho não será em vão. Todos os que estão presentes aqui irão multiplicar essas informações em seus segmentos", essa é a opinião da estudante do curso técnico em Meio Ambiente, Aline Alves, sobre o Seminário Parauapebas+20. Ela também é integrante do movimento social Levante Popular da Juventude.

Além de Aline, outros formadores de opinião participaram do evento em que foi apresentado o estudo socioeconômico e ambiental, encomendado pela Prefeitura em janeiro deste ano, para embasar o planejamento de longo prazo, que visa apontar as vocações econômicas do município e diminuir a dependência do setor mineral em 20 anos.

 O primeiro palestrante do seminário foi o Professor Doutor José Trindade, responsável pela construção do planejamento Parauapebas+20. Ele apresentou, de forma sucinta, os resultados do estudo e apontou três sugestões do plano que será entregue em agosto deste ano: a criação de um fórum de desenvolvimento que envolva todos os atores sociais; a instituição de um sistema de desenvolvimento local que integre secretarias de governo e iniciativa privada para a consolidação de arranjos produtivos locais (APL's); e a construção de um sistema universitário e tecnológico local.

Fernanda Antunes, da Phorum Consultoria, empresa contratada pela Vale para também realizar um estudo socioeconômico sobre Parauapebas, apresentou alguns dados e enfatizou a importância da comunidade em discutir o futuro do município. Ela citou o caso de Itabira, em Minas Gerais, que para minimizar os efeitos da depressão pós-mineração, realizou um trabalho semelhante de planejamento em 94. As ações desempenhadas constroem resultados para que, até 2025, a cidade se torne um pólo universitário de medicina, que atenderá o leste do Estado. Outro foco de desenvolvimento local é a formação de mão-de-obra técnica para atender o quadrilátero ferrífero.

professores jos trindade e maria amlia.jpgA última palestrante foi a professora doutora Maria Amélia, secretária adjunta da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (SEICOM) do Estado do Pará. Sua exposição foi pautada no Novo Cenário da Mineração do Pará e a Proposta do Novo Marco Regulatório da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM).

Além de explicar a nova taxa cobrada pelo governo do Estado às mineradoras, Maria Amélia também reforçou que: "o cenário é positivo, mas tem uma data para acabar. Agora é o momento de fazer o desenvolvimento e o poder público tem o papel de animar os movimentos sociais para levantar a bandeira da construção de um desenvolvimento mais estável."

Após as explanações, o público participou de um debate, questionando a mesa composta pelos palestrantes sobre as informações apresentadas e os rumos que a cidade deverá seguir. Para a coordenação do evento, formada pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), o seminário foi produtivo.

Ainda de acordo com a coordenação, dois passos fundamentais serão realizados ainda este ano: receber o planejamento Parauapebas+20 da Fadesp - consultoria contratada pela Prefeitura - que apontará as vocações econômicas do município e as ações para a construção do desenvolvimento; criar um conselho e um fundo municipal do desenvolvimento, com recursos da CFEM, que objetiva perpetuar o projeto independente dos governos que passarem pela gestão do município.
helder messiahs 0111.jpg








 fonte: Ascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário