sexta-feira, 22 de junho de 2012

Resolução do Diretório do PT representação democrática nas Câmaras de Vereadores


RESOLUÇÃO PT/RS

4- SUBSÍDIO DOS(AS) VEREADORES(AS)
O ano de 2012 encerra mais uma legislatura nas Câmaras Municipais. É nesse período que os legislativos municipais abrem o debate sofre a fixação dos subsídios dos(as) vereadores(as) para a legislatura seguinte. Sobre este tema, o Diretório Estadual do PT/RS encaminha a todos(as) seus(suas) vereadores(as) a seguinte posição, a ser defendida nas casas legislativas que ainda não votaram suas propostas de subsídio:

1. O PT/RS defende que as Câmaras Municipais tenham a mais ampla representação democrática, em número de parlamentares, dentro do limite estabelecido pela lei federal sobre a proporcionalidade do gasto com o legislativo em cada município e o teto limite estabelecido pelo Congresso Nacional para os legislativos estaduais e das capitais.

2. Para o nosso Partido, o cargo de vereador(a) é uma função de representação popular temporária, que jamais deve ser visto como uma profissão. Fortalece essa visão, a resolução do IV Congresso do PT, que limitou o número de mandatos num mesmo cargo, em no máximo três para o legislativo nos três níveis e de dois para o Senado.

3. O subsídio do(a) vereador(a) deve ser fixado em valores nominais e não deve ter indexação vinculada. A partir do valor nominal estabelecido, que garanta o exercício pleno do mandato, defendemos, como critério de reajuste, a reposição da inflação (INPC ou IPCA) do período considerado.

4. Entendendo que este debate exige o diálogo com os demais partidos em cada casa legislativa, nossos(as) veredores(as), devem fazer a defesa de critérios de reajustes dentro dos parâmetros que comumente defendemos para o conjunto da classe trabalhadora, entre eles: o índice de reajuste do salário mínimo nacional; índice de reajuste do Piso Salarial Regional; índice de reajuste concedido ao funcionalismo público municipal. Esse debate deve ser extensivo aos salários dos(as) prefeitos(as) e secretários(as) municipais.

5. O PT/RS entende que este é um debate que o nosso Partido deve fazer nacionalmente e, em especial, com a nossa bancada no Congresso Nacional. Ao definir uma proposta petista sobre a remuneração parlamentar estaremos caminhando para uma realidade que os(as) eleitos(as) dediquem-se plenamente ao exercício do mandato, o que reduzirá a margem do discurso descomprometido de que o exercício do cargo político deve ser desprovido de qualquer remuneração ou verba de representação. A autonomia federativa garante que cada comunidade possa decidir sobre isso.

6. Recentemente lançamos uma campanha institucional com o slogan “vereador(a) do PT faz a diferença”. A defesa incondicional dessa proposta em cada câmara municipal vai reafirmar o nosso slogan na prática e evidenciar para a população que o nosso Partido é merecedor do voto na campanha eleitoral.

Porto Alegre, 02 de Junho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário