quarta-feira, 30 de maio de 2012


Na pauta, o debate sobre os grandes temas que nortearão a Conferência Rio+20
Em reunião realizada esta semana na sede nacional do Partido dos Trabalhadores, em Brasília, líderes petistas que atuam na Amazônia Legal, que engloba os estados do Norte, mais os estados do Maranhão e Mato Grosso, para compartilharem informações e experiências sobre as ações desenvolvidas na Amazônia.
O evento também serviu para o debate sobre os desafios que a humanidade enfrenta em busca de uma vida ambientalmente sustentável. O foco principal do evento, no entanto, foram as diretrizes para serem levadas para a Rio+20, que acontecerá no Rio de Janeiro dos dias 13 a 22 junho.
O deputado federal Siba Machado (AC) reforçou a importância da Amazônia na pauta da Rio+20. “Um dos temas que chamam a atenção no Brasil e fora dele é a Amazônia. Hoje, a Rio+20 vai tratar do grande tema que ela chama de economia verde. As lideranças de todos os estados da Amazônia Legal estão fazendo uma reflexão sobre os temas, os documentos que já foram elaborados, para que possamos tirar propostas de maneira organizada que serão apresentadas na Conferência”.
A ex-senadora Fátima Cleide (RO), integrante da Comissão Executiva Nacional do PT, também participou do encontro. “Nós estamos reunindo dirigentes, parlamentares do PT da Amazônia para pautar a nossa participação na Rio+20. Nós,da Amazônia, que temos um acumulo histórico, uma contribuição, em termos de formulação e elaboração de políticas públicas que vem sendo desenvolvidas nestes nove anos pelo Governo Federal”.
O deputado federal Zé Geraldo (PA) reforçou a importância do debate e a participação direta do Partido. “Eu acredito que o PT que governa o Brasil e que está desenvolvendo politicas públicas, politicas econômicas, politicas estruturantes para a Amazônia precisa exatamente aprofundar este debate as vésperas da Rio+20,para que nós possamos dizer o que nós queremos para a Amazônia, o que nós estamos fazendo para a Amazônia.”
Na mesma direção, o ex-senador João Pedro (AM), atual presidente do PT do Amazonas, lembrou a experiência política do PT da região que nasceu das lutas em defesa da floresta e da organização dos trabalhadores e dos movimentos.
“Nós temos esta experiência de partido que se formou lá na floresta, nos sindicatos, nas federações, nos movimentos de bairro e temos agora um acumulo de nove anos de governo, com o Luz Para Todos, com a definição de terras indígenas, nós ampliamos e dialogamos, interagimos com a populações tradicionais, criando unidades de conservação. Enfim, o PT está maduro para uma discussão internacional.”
Além das lideranças petistas também participaram do debate membros de órgãos do governo, academia científica, movimentos sociais e entidades da sociedade civil.
Fonte:  Portal do P

Nenhum comentário:

Postar um comentário